quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A escola deve se adaptar ao receber uma criança especial

      O conceito de educação para todos traz à tona a polêmica da inclusão, mas o que é essa inclusão? 
Segundo Elisabeth Dias de Sá, a inclusão é "perceber que todos somos diferentes e muito mais que respeito ás diferenças é uma questão de cidadania, é buscar um mundo social inspirado na diversidade, porque o mundo humano é assim."
       Inclusão é quando nos adequados para atender a criança com deficiência revendo práticas, conteúdos e material específico para que aquela criança efetivamente participe da aula dentro de suas limitações e Potencialidades.
       Fale-se muito em integração da pessoa com deficiência e isto por si e só deficitário, pois a integração é distinta da inclusão.
Integrar e quando esperamos que a pessoa com deficiência se adapte a tudo que já existe na escola, ou seja, tenha condições de frequentar a escola do jeito que é.
       Já incluir é quando nos adequamos para receber essa criança com deficiencia. A escola faz adequadacoes necessárias. Pois é a escola que precisa responder as necessidades da criança. Não apenas com construção predial, mas também proporcionar adequadação material ao educador, a fim de atender as necessidades desse aluno para que ele possa acompanhar as aulas e estar incluso também em sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário